Há 2 Famílias desta Ordem disponíveis para visualização
NOME POPULAR: Baratas
BLATTODEA: do Latim Blatta = baratas. Referente a baratas na Roma antiga, com significado "fugindo da luz".
Compreendem cerca de 4.500 espécies descritas em cinco ou mais famílias em todo o mundo.
DIAGNOSE: Insetos hemimetábolos, terrestres. Variam de 5-90 mm de comprimento. Corpo geralmente achatado dorso-ventralmente. Cabeça opistognata, quase totalmente coberta pelo pronoto em forma de escudo, com aparelho bucal mastigador, dois ocelos, olhos grandes e antenas longas, filiformes ou moniliformes. Tégminas (asas anteriores) e asas (asas posteriores) presentes, reduzidas ou ausentes. A maioria das espécies com tégminas não especializadas e asas membranosas com remígio (campo anterior) e área anal (campo posterior), este último geralmente com área anal plissada (em forma de leque); área plissada às vezes reduzida ou ausente. Pernas cursoriais ou fossoriais, voltadas para trás, com coxa larga a alongada e tarso pentâmero. Abdômen com tergitos e estemitos não especializados, exceto os últimos, em forma de placa supra-anal e de placa subgenital da fêmea, com ou sem valvas, e de placa subgenital do macho muito frequentemente com estilos. Cercos multiarticulados. Genitália do macho assimétrica, genitália da fêmea com o ovipositor escondido. Ovos postos em ooteca depositada diretamente sobre um substrato ou retraída numa bolsa incubadora abdominal.
BLATTODEA |Epifamília Termitoidae (anteriormente ordem Isoptera; cupins)
Os cupins formam um pequeno clado autapomórfico com cerca de 3.000 espécies descritas de neópteros hemimetábolos, vivendo socialmente em um sistema de castas polimórficas com reprodutores, operárias e soldados
DIAGNOSE: Todos os estágios são de tamanho pequeno a médio (mesmo os reprodutores alados costumam ter menos de 20 mm de comprimento). A cabeça é hipógnata ou prógnata, e as peças bucais são tipicamente blatoides e mandibuladas, mas variam entre as castas: os soldados com frequência apresentam um desenvolvimento bizarro de suas mandíbulas ou um prolongamento anterior (tromba). Os olhos compostos são, na maioriadas vezes, reduzidos, e as antenas são longas e multiarticuladas, com número variável de artículos. As asas são membranosas, com nervação restrita;as asas anteriores e posteriores são semelhantes, exceto em Mastotermes, que têm nervação complexa e o lobo anal das asas posteriores expandido. Todas as castas apresentam, no fim do abdome, um par de cercos com um a cinco artículos cada. A genitália externa é ausente, exceto em Mastotermes, em que as fêmeas têm um ovipositor blatoide reduzido e o macho apresenta um órgão copulatório membranoso.
REFERÊNCIAS:
GULLAN, P. J.; CRANSTON, P. S. Insetos: Fundamentos da Entomologia. 5ª. ed. [S.l.]: Roca, 2017.
FARIAS, P. R. S. Manual de Entomologia Geral. Belém, PA: Edufra, 2013.
RAFAEL, J. A. et al. Insetos do Brasil: diversidade e taxonomia. Ribeirão Preto: Holos, 2012.