Principais eixos do corpo e relação de parte dos apêndices com o corpo, mostrados em uma mosca sepsídea (Segundo McAlpine, 1987.) Imagem retirada do livro Insetos: fundamentos da entomologia / P.J. Gullan, P.S. Cranston 5 ed.
Todos os insetos adultos possuem um par de antenas (Díceros). São apêndices sensoriais (olfato, audição, tato e gustação) e, desse modo, apresentam inúmeras modificações e estruturas para desempenhar essas funções.
Formadas por número variável de artículos, chamados antenômeros, que recebem nomes particulares: ESCAPO para o primeiro, PEDICELO para o segundo e FLAGELO para o conjunto dos demais, que podem apresentar os últimos artículos mais dilatados, chamados de clava, em oposição aos anteriores que constituem o funículo.
Partes da antena. c - clava, e - escapo, p - pedicelo, fl - flagelo, fu - funículo.
São apêndices locomotores terrestres ou aquáticos. Os insetos, no estado adulto, apresentam 6 pernas (hexápodes) e um número variável nas larvas. Inseridas na região pleuro-esternal posterior, entre episterno e epímero. A estrutura típica de uma perna em Hexapoda inclui, seis artículos principais: coxa, trocânter, fêmur, tíbia, tarso e pretarso (ou pós-tarso), do mais proximal ao mais distai. Um par de pernas insere-se em cada segmento do tórax, recebendo, por isso, nomes específicos de acordo com sua inserção: pernas anteriores (ou protorácicas), médias (ou mesotorácicas) e posteriores (ou metatorácicas).
Artículos da perna: Cx - coxa, Fm - fêmur, Pt - pós-tarso, Ta -tarso, Tb - tíbia, Tc - trocantino, Tr - trocanter.